Olá! Seja Bem Vindo ao Princess Sud!!

terça-feira, 24 de março de 2009

O Poder das Escrituras

Élder Pedro J. C. Penha - Segundo Conselheiro na Presidência da Área Brasil Norte (Agosto/2006)

Élder Pedro J. C. Penha

O Apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, descreveu nossos dias, ao relatar: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (II Timóteo 3:1--5). Diante dos desafios encontrados em nossos dias, podemos aprender com Néfi, com os profetas modernos e com Jesus Cristo algumas maneiras de superar esses desafios.

Néfi
Buscou forças nas escrituras. Em 1 Néfi 17:17, o Senhor manda-o construir um navio, e Néfi relata: “E quando meus irmãos viram que eu estava prestes a construir um navio, começaram a murmurar contra mim, dizendo: Nosso irmão é um tolo”. Néfi ficou triste, e seus irmãos ganharam coragem ao ver isso e persistiram em tentar persuadi-lo a voltar a Jerusalém. Mas Néfi começou a citar as escrituras para eles. E isso lhe deu forças para resistir às palavras desalentadoras de seus irmãos. Com relativa freqüência, temos ao nosso redor murmuradores que, com suas palavras, podem nos entristecer e promover o nosso desalento. Ao observar a atitude de Néfi, aprendemos como ele venceu seu desafio: usou as escrituras. Podemos fazer o mesmo.

Os Profetas Modernos
Vivemos em uma época de grandes desafios. Este é o tempo sobre o qual o Senhor profetizou quando disse: “A paz será tirada da Terra e o diabo terá poder sobre seu próprio domínio” (D&C 1:35). Satanás está em guerra contra os membros da Igreja que possuem um testemunho e se esforçam em cumprir os mandamentos. E enquanto muitos membros da Igreja permanecem fiéis e fortes, alguns vacilam. Alguns fracassam. “Esta é a resposta para o grande desafio de nossa época: a palavra de Deus, como encontrada nas escrituras, nas palavras dos profetas vivos e na revelação pessoal, tem poder para fortalecer os santos e armá-los com o Espírito, para que possam resistir ao mal, agarrar-se com firmeza ao que é bom e encontrar alegria nesta vida. O Presidente Harold B. Lee disse: ’Estamos convencidos de que nossos membros estão famintos pelo evangelho puro, com suas abundantes verdades e revelações. Há aqueles que parecem ter-se esquecido de que a arma mais poderosa que o Senhor nos deu contra tudo o que é mal são Suas próprias declarações, as claras e simples doutrinas de salvação, como se acham nas escrituras’. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é mergulhar nas escrituras e banquetearnos com as palavras de Cristo”. (ver “O Poder da Palavra”, Ezra Taft Benson, A Liahona, julho de 1986, pp. 80 – 81). Aprendam a doutrina, dominem os princípios que nelas se encontram. São poucos os esforços diferentes disso que podem trazer maiores dividendos a sua vida. Quando os membros, individualmente e em família, mergulham nas escrituras, regular e consistentemente, essas outras áreas de atividades (missão, casamento no templo, freqüência à reunião sacramental) vêm automaticamente; o testemunho crescerá; o comprometimento será fortalecido; as famílias serão fortalecidas; a revelação pessoal fluirá. Sucesso em retidão, poder de evitar decepção e de resistir à tentação, orientação para nossa vida diária, cura para nossa alma - essas são apenas algumas das promessas que o Senhor fez àqueles que buscam Sua palavra. “Exorto a se comprometerem novamente com o estudo das escrituras. Mergulhem nelas diariamente para poderem desfrutar do poder do Espírito ajudando-os” (ver “O Poder da Palavra”, A Liahona, julho de 1986, pp. 79 – 82). Em muitos encontros com os santos, sempre há indagações sobre o que pode ser feito para que haja maior compromisso dos membros para viverem o evangelho, e penso que os profetas já indicaram o que deve ser feito de um modo claro e muito simples.

Jesus Cristo
Nosso Modelo perfeito buscava forças nas escrituras. Pouco depois de Seu Batismo, o Espírito levou-O ao deserto para estar com Deus (ver TJS, Mateus 4:1). Depois de ter jejuado por quarenta dias e quarenta noites, o demônio O tentou para fazê-Lo usar Seus poderes divinos de maneira inadequada, e adorá-lo. A cada investida do adversário, Jesus respondeu com uma escritura. A primeira resposta de Jesus está registrada em Deuteronômio 8:3; a segunda, em Deuteronômio 6:16. A terceira está em Deuteronômio 6:13. Pode ser proveitoso observar como o Salvador lançou mão das escrituras para vencer a tentação. Jesus definiu um modo, um padrão, de como podemos nos sair bem, pois temos mais registros do que Ele possuía em Seu tempo. Hoje, temos as obras-padrão e A Liahona com as palavras dos profetas vivos. Em Alma 7: 11-12 encontramos o seguinte registro: “E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades”. Nosso Salvador sabe como socorrer-nos em momentos difíceis. Ele nos conhece e nos ama de um modo divino. Como seres humanos, não conseguiremos compreender a extensão desse amor, a não ser que procuremos o entendimento de Suas palavras e de Seu Sacrifício Expiatório.


Não tenho a menor dúvida que o Senhor fala conosco através do Profeta, Apóstolos e Autoridade Geral. E que as escrituras é a única e verdadeira bússula que deve guiar nosso caminho.

Sou Grata pelo Amor de Cristo, por Ele vir a terra proclamar Seu próprio evangelho, por Ser um filho amoroso e obediente. Mesmo sabendo que ia sofrer tantas dores, Cristo escolheu vir ao mundo para morrer por nós. Sou grata por esse amor, e pelo sacríficio expiatório de Cristo. Que eu possa me apegar mais a cruz de Cristo, não para lembrar do sofrimento de Cristo, mas para lembrar de seu AMOR , e através desse Amor, conseguir mais forças para viver as adversidades da vida. Que eu possa me apegar mais as escrituras para aprender diariamente como devo viver esse Maravilhoso Evangelho, tendo uma transformação interna de tal forma que a luz de Cristo resplandeça no meu rosto, e que todos possam ver essa modificação espiritual que o evangelho pode fazer na vida de todos, basta que abram o coração.

Sei que Cristo sofreu grandes dores, entregou todo o sangue e água que havia em seu corpo físico. Mas Ele venceu a morte, e hoje está VIVO, a destra de Deus. E sei que um dia irei voltar a presença do Pai e do Filho. Em nome do próprio Cristo, é que proclamo essas verdades. Amém!

Andreza Lima

Estaca Brasil Guarapiranga

Ala Ranieri


2 comentários:

  1. adorei saber dessa coisas!!!!
    vai me ajudar muito em meu discurso!!!
    obrigada,
    eliandra ala itupeva estaca jundiai represa

    ResponderExcluir

Obrigada por seu Comentário.
Beijinhos ♥