Olá! Seja Bem Vindo ao Princess Sud!!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Permanecer em Lugares Santos

Sharon G. Larsen

Segunda Conselheira na Presidência Geral das Moças - Conf. Abril/2002

* Permanecer em lugares santos é saber como devemos nos comportar, estando sozinhos ou acompanhados. *

Sharon G. Larsen

Era noite de quinta-feira, noite em que mamãe e papai costumeiramente iam oficiar no Templo de Cardston. Eu era adolescente, assim como vocês. Vovó, que morava conosco, tinha saído e então ficaria sozinha em casa. Ao saírem, papai abraçou-me e disse: "Sharon, fique em boa companhia".

Pensei: "O que ele quis dizer com isso? Será que ele não sabe que estarei sozinha"? Então concluí que tinha sido isso mesmo que ele quis dizer.

Permanecer em lugares santos é saber como devemos nos comportar, estando sozinhos ou acompanhados. É freqüentar lugares onde o Espírito Santo possa fazer-nos companhia — sozinhos ou no meio de uma multidão. Quando tomamos a decisão de controlar nossos pensamentos e ações e decidimos ser o melhor que podemos, o melhor da vida virá até nós.

Um lugar santo é onde nos sentimos a salvo, seguros, amados e confortados. Igual a quando estávamos em nosso lar celestial. Permanecer em lugares santos e estar em boa companhia trazem-nos de volta sentimentos e lembranças daquele lar que um dia deixamos, o lar que às vezes nos parece tão distante.

Dois anos e meio depois da organização da Igreja, o Senhor avisou Joseph Smith das guerras, fome e pragas que aconteceriam por causa da maldade dos homens. Depois Ele nos disse como ficaríamos em segurança em meio a esse mundo: "Permanecei em lugares santos e não sejais movidos até que venha o dia do Senhor". (D&C 87:8)

Em lugares santos somos protegidos de quase toda perturbação que assola o mundo. Os anjos poderão nos acompanhar e suster. (Ver D&C 84:88.) O grande profeta Morôni estava cercado pela maldade e os lamanitas estavam prontos para eliminar qualquer coisa que surgisse em seu caminho. Já haviam assassinado todos os nefitas, exceto Morôni, que estava sozinho, escondido por quase vinte anos. Imaginem a sua solidão! Ainda assim, seu belo testemunho e conselho, contidos no último capítulo do Livro de Mórmon contam-nos que ele estava em companhia de anjos e do Espírito Santo. Não estava inteiramente só. O Espírito Santo afasta de nós os tormentos e as dores causadas pela solidão, isolamento ou rejeição, e preenche-nos com a paz. Ele é chamado o Consolador — e é exatamente isso!

É possível que os momentos mais solitários sejam aqueles em que estamos rodeados por pessoas, amigos que estão fazendo escolhas erradas, e ficamos sozinhos. Existem lugares que não são seguros para vocês, mesmo que queiram ajudar alguém necessitado. O Senhor nos disse para ficarmosemlugares santos. Há lugares onde o Espírito jamais estará presente. Vocês sabem quais são esses lugares. Afastem-se deles. Não dêem lugar a uma curiosidade que certamente será interrompida. Prestem atenção nos seus sentimentos e vocês saberão identificar se o sentimento é de insegurança ou desconforto.

A irmã Heather contou-nos a experiência de ser convidada para ir a uma festa com a turma "popular" da sua escola. Ao entrar, a música ressoava pela casa de maneira tão alta que afetou seu espírito. Sentiu-se mal. Então seus amigos começaram a desaparecer nos aposentos escuros. Heather disse: "Naquela festa, logo me dei conta de que teria que optar entre aquelas pessoas e os meus padrões. Não podia ficar com os dois. Eu não queria ouvir as palavras que eram pronunciadas ali nem deixar meus pensamentos serem contaminados pelas cenas daqueles filmes, não importa o quão populares as pessoas fossem. Sabia que aquele não era o meu lugar. Enquanto aguardava a chegada de minha mãe, que me vinha buscar, olhei pela janela a escuridão da noite e vi, reluzente como um farol, o templo. Era como se o Senhor estivesse me reafirmando que havia tomado a decisão correta". (Usado com permissão, nome fictício.)

Permanecer em lugares santos ajuda-nos a ser santos, mas isso é um atributo cuja aquisição requer prática. Pratiquem ouvir ao Espírito e ser obedientes. Pratiquem ser moralmente puras. Pratiquem ser reverentes quanto a coisas sagradas. O Senhor nos disse para nos achegarmos a Ele, e Ele nos tornará santos. (D&C 60:7) Permitam que Ele as envolva em amor, perdão e paz. Independentemente do que estiver acontecendo à sua volta, vocês podem praticar a transformação de seu próprio ambiente, repleto do Espírito do Senhor.

Em vez de perguntar às pessoas o quanto suas roupas devem ser curtas, apertadas, abertas ou decotadas,vocêssão responsáveis e devem perguntar-se: "O que devo vestir, como deve ser a minha aparência e como devo agir para que o Espírito Santo possa estar sempre comigo e o Pai Celestial possa abençoar-me"?

É muito difícil treinar nossos desejos para que busquem a bondade e a beleza, quando o oposto se nos apresenta constantemente e parece ser tão mais atraente, divertido e popular.

Quando vocês receberam o batismo, fizeram convênio de guardar os mandamentos. Esse convênio e a bênção de ter sempre consigo o Espírito do Senhor é renovado todas as vezes que participam dignamente do sacramento. Isso as fortalecerá quando se defrontarem com a tentação.

Nossa filha trouxe umas coisas de comer para tranqüilizar seus três filhinhos durante a reunião sacramental. Quando o sagrado emblema sacramental do pão estava passando, Jake, de três anos, sussurrou em meu ouvido: "Diga-lhes que não precisamos desse pão. Já trouxemos nosso próprio lanche". Para um menino de três anos, tudo o que ele enxergava eram pedaços de pão, e pensou que tinha coisas melhores para comer. Identificar o que seja santo e educar nosso desejo nesse sentido é vital para a nossa felicidade. Um pôr-de-sol magnífico, um céu todo estrelado, uma linda rosa orvalhada ou um gatinho novo, tudo nos faz lembrar mais uma vez que todas as coisas do Senhor são santas.

Lugares santos podem ser todos os lugares onde vocês estiverem — sozinhas, na multidão, com estranhos, com amigos. O caminho para Jericó era traiçoeiro e temível. Havia ladrões entre os arbustos e árvores, esperando emboscar qualquer viajante. Foi necessário que um samaritano cheio de bondade e coragem modificasse a estrada e a transformasse de um local assustador em um local santo. Existem muitas coisas que vocês podem fazer para trazer santidade a lugares comuns: quando vocês passam uma tarde com os irmãos pequenos para que a mãe cansada possa descansar, quando lavam os pratos para seu irmão, mesmo que seja a vez dele, quando limpam a casa para uma amiga idosa, essas coisas trazem sentimentos de altruísmo, sacrifício e santidade.

Haverá ocasiões em que o Espírito sussurrará que você pode melhorar o lugar onde se encontre. A cidade russa de Omsk, na Sibéria, pareceu-me fria e árida, até que ouvi um grupo de moças e rapazes cantando "Grandioso És Tu" em seu próprio idioma. De repente, o mundo inteiro — ou pelo menos o nosso mundo — tornou-se cheio de calor, amor e felicidade: um lugar santo.

Existe uma enorme quantidade de inteligência e orientação e segurança à sua disposição, por meio da oração sincera e constante e do estudo regular das escrituras. Isso manterá sua mente constantemente sintonizada em lugares santos quando forem para a escola, às compras ou quando navegarem na Internet. O Presidente James E. Faust disse: "Acredito que a leitura das escrituras é a melhor lavadora de pensamentos sujos ou sem controle". ("Capacidade de Autocontrole",A Liahona, julho de 2000, p. 44.)

A santidade é calma e suave, passa facilmente despercebida se não estivermos prestando atenção. O Senhor ressurreto foi até Emaús ao lado de dois homens que estavam tão perplexos com os eventos da crucificação e ressurreição que não se deram conta de que era o próprio Senhor que caminhava em sua companhia.

Anos atrás, participei de um grupo formado por pessoas de diferentes crenças para cantar "O Messias", de Handel. Apesar das diferenças entre as religiões, todos estávamos cantando a respeito do mesmo Messias, nosso próprio Salvador. Já havia cantado esse oratório muitas vezes, mas durante uma apresentação particular, o Espírito me disse que eu não estava cantando notas somente, mas sim estava cantando meu testemunho: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si". (Isaías 53:4) Soube com todas as forças do coração que Ele tinha feito isso por mim. Por um momento, as outras 300 vozes eram como sussussos e eu senti como se estivesse sozinha diante do Senhor. Senti Seu amor e a confirmação de que Ele havia tomado as enfermidades e dores do meu coração adolescente e que, se eu fosse obediente, Ele continuaria a caminhar comigo pelo resto da vida. Essa sensação de bênção, conforto e completo amor do Salvador por mim é algo que não tem preço.

Assim que compreendermos o que significa lugares santos,saberemosonde devemos estar.

Pode ser que custe o sacrifício de nosso gosto pelas coisas do mundo, ou de nossa popularidade. Pode requerer humildade e perdão ou um arrependimento completo. Mas exige "mãos limpas e pureza de coração". (Salmos 24:4) Façam todo o possível para poder permanecer em lugares santos e não ser movidas, para defender a verdade e a retidão, independentemente da fascinação superficial e das maldades e desígnios existentes no coração de homens conspiradores (D&C 89:4) e na mídia. Eis as palavras do Presidente Hinckley: "Aperfeiçoem-se e deixem a nobreza do bom caráter brilhar através de sua vida". ("Uma Época de Novos Inícios",A Liahona, julho de 2001, p. 88.) Queridas moças, convidem o Senhor para caminhar a seu lado. Deixem que Ele acompanhe vocês durante a vida toda, todos os dias, para que vocês retornem para o lar que todas desejam, o lugar mais santo de todos.

Encerro com um hino que expressa minha oração por vocês e por mim:
"Mais vontade dá-me Mais força em Jesus, Mais autodomínio, Mais paz nessa cruz; Mais rica esperança, Mais obras aqui, Mais ânsia do céu, Mais vida em Ti."

("Mais Vontade Dá-Me",Hinos, nº 75)

Em nome de Jesus Cristo. Amém.


Que nosso PAI CELESTE e seu SANTO ESPIRITO , possa nos ajudar q procurar lugares elevados e a ser-mos pessoas ELEVADAS em nossos pensamentos, atitudes e palavras.
Amo o Senhor Jesus Cristo e Sou grandemente Grata por esse Amor.
Em nome Dele... Do próprio Cristo.... Amém


Andreza Lima
*Estaca Brasil Guarapiranga*
↑ Ala Ranieri ↑

Um comentário:

  1. discurso poderosíssimo,sinti um bom sentimento ao lê-lo!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu Comentário.
Beijinhos ♥