No dia 21 de agosto de 2011, os santos dos últimos dias da América Central reuniram-se ao redor do templo em San Salvador, El Salvador. Alguns entraram no templo e outros assistiram ao evento que foi transmitido via satélite para as sedes de estaca em El Salvador, Belize, Nicarágua e Honduras. E, assim como os nefitas e os lamanitas antigos, eles clamaram: “Hosana!”, a uma só voz.
Quase quatro anos após ouvir o Presidente Gordon B. Hinckley anunciar que seria construído um templo em sua terra natal, e depois de muitos anos de preparação fiel, o povo recebeu o Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, que dedicou o Templo de San Salvador El Salvador, o quarto templo da América Central.
Três sessões dedicatórias, que foram transmitidas às congregações da Igreja no distrito do templo, acomodaram um grande número de santos dos últimos dias daquela área.
O 135º templo da Igreja em funcionamento e o primeiro em El Salvador, o Templo de San Salvador servirá mais de 105.000 membros da Igreja em mais de 161 congregações em todo o país.
Na oração dedicatória, o Presidente Eyring disse que com a conclusão do templo os santos de El Salvador haviam sido abençoados com “todas as bênçãos do evangelho restaurado de Jesus Cristo”.
Ele orou pelas bênçãos de Deus sobre as pessoas e os líderes de El Salvador “para que as pessoas possam ser abençoadas com liberdade e oportunidade. Que a paz possa reinar na Terra”.
Para concluir, ele pediu que “a influência do templo possa ser sentida em toda a Terra como uma luz sobre um monte”.
A dedicação ocorreu um dia após a celebração cultural no Ginásio Nacional Adolfo Pineda, que tem capacidade para 12.500 pessoas. Mais de 2.500 jovens santos dos últimos dias participaram por meio da música e dança.
O Presidente Eyring apreciou a apresentação na companhia de outros líderes da Igreja, inclusive o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos.
Com o exterior de granito, o templo é uma representação impressionante da arquitetura colonial espanhola e possui altos arcos decorativos.
Grande parte da decoração apresenta a flor de izote, flor nacional de El Salvador. O desenho dessa flor é visto nas janelas de vitral e no granito exterior, assim como nos detalhes da madeira no interior que é mogno de Honduras e países próximos. O piso e a decoração interior são feitos de calcário de Israel.
Durante a cerimônia de assentamento da pedra angular, o Presidente Eyring explicou que a colocação da pedra angular é simbólica. “É bom”, ensinou ele, “lembrar que tentamos, todos nós, colocar o Salvador como a pedra angular de nossa vida”.
Depois de vários líderes da Igreja terem participado da cerimônia da pedra angular, o Presidente Eyring convidou quatro crianças para colocar argamassa na pedra angular.
Nefi Oliva, de oito anos, disse: “Senti o Espírito Santo quando o templo estava em construção. Toda vez que você olha para o templo, você sente o Espírito Santo”. Mas agora, disse ele: “Eu o sinto ainda mais forte”.
Junto ao templo há uma capela e um alojamento, o qual inclui um refeitório e uma residência para o presidente do templo.
Joaquín e María Dolores Blanco, membros da Igreja em El Salvador assistiram à dedicação. “Sinto-me muito feliz, porque nunca pensei que haveria um templo em minha terra natal”, disse a irmã Blanco. O irmão e a irmã Blanco foram selados anteriormente em outro templo depois de esperarem 25 anos até que ele se filiasse à Igreja. “Digo ao Senhor agora que estou pronto para morrer.”
A visitação pública ao templo ocorreu de 1º a 23 de julho de 2011. Mais de 167.000 pessoas visitaram o edifício.
O templo foi aberto oficialmente na terça-feira, 23 de agosto de 2011, para que os membros realizem ordenanças.
Há três outros templos na América Central — na Cidade da Guatemala, Guatemala; em San José, Costa Rica; e na Cidade do Panamá, Panamá. Há outros dois templos em construção — um em Quetzaltenango, Guatemala e outro em Tegucigalpa, Honduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por seu Comentário.
Beijinhos ♥